Communications

(2017). “I am that rock: writing and the vibrational body”, in Resistência Civil – Acordo com a Natureza. Bicentenário de H.D.Thoreau, CEAUL, Biblioteca Nacional, 10 e 26 Abril.

(2016). “Hearing and Feeling 9/11 through Art Spiegelman, Mohammed Fairouz and Rebel Music”, in 15 Years After 9/11: The Aesthetics of Trauma, the Interrogation of History III, 37th Meeting APEAA-Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, UNL, Auditório 1, Mar. 22.

(2015). “Vox express”. UD15, peer reviewed conference series, U do Porto. Moderator Heitor Alvelos. 20 Oct.

(2015). “Lingua Vernacula in Thoreau’s Walden: The Owl, The Echo and the Bell”. Int. Conf. Naturally Emerson: Creative Reading, Self-Reliance, Cultural Agency. Moderadora Susana Oliveira, Faculdade de Arquitectura da UL. Org. CEAUL, U Lisboa, 16-18 Abril.

(2013). ‘“Unlocking the “Segredo”: The 1957’s scandalous process of the PIDE-DGS – Politics of sound violence and torture in the Portuguese “Estado Novo”. Comunicação apresentada na Universidade de Göttingen, congresso “Music in Detention”, 15 Mar.

(2011). Palestrante convidada para os encontros do ICA (Instituto de Cultura Americana), FLUL, sob o título genérico “A Música como Tortura e Arma na Ficção Moderna”. Análise centrada nas obras de Paul Bowles, William Borroughs, Kafka.

(2008). “Configuração alternativa de espaço, identidade e linguagens em Their Heads are Green and Their Hands are Blue, de Paul Bowles”. Comunicação apresentada no âmbito do Congresso Internacional intitulado “Do Brasil a Macau: Narrativas de Viagens e Espaços de Diáspora” 10-14 de Setembro, organizado pelo CEAUL, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras.

(2015). Artista e cientista convidada para o Festival Futureplaces 8: Medialab for Citizenship, c/ Chris Csikszentmihályi (MIT Arts and Sciences), Jono Podmore (Hochschule fur Musik), Paul Stacey (Creative Commons). Curadoria de Heitor Alvelos (PhD) e Karen Gustafson (PhD), Universidade do Porto, 19-24 Out.

(2015). Palestrante convidada para um painel da conferência “Quando foram os anos 80? When were the 1980s?” c/ Ricardo Saló, Rui Miguel Abreu and Tó Trips. Moderador Marcos Cardão (PhD/IHC-UNL), ZDB-Galeria Zé dos Bois. Org. Instituto de História Contemporânea (IHC) e Universidade Nova de Lisboa, April 12.

(2014). Conferencista convidada. “Interfaces do Som/Música e da Literatura Norte-Americana.” Conf. em Literatura Norte-Americana e Artes. Moderadora Antónia Lima (UE). Dept. Linguística e Literaturas. Universidade de Évora, 25 Nov.

(2013). Apresentação do livro da escritora norte-americana Eudora Welty, “As Maçãs Douradas”, c/ a escritora Hélia Correia e a tradutora Diana Almeida, na Faculdade de Letras de Lisboa. Maio 17. Editora Antígona.

(2014). Curso Intensivo “O Som das Narrativas,” ESC (English Summer Courses), Faculdade de Letras de Lisboa, Jun. 16-20 e 23-26.

(2009). Palestrante convidada em “Ainda sem Casa”. Palestras e leituras em torno da 12ª criação do Teatro do Vestido, Nómadas (Malcom Lowry, Thomas Pynchon e Paul Bowles). C/ Isabel Oliveira Martins (UNL).

(2009). Palestrante em “Ópera, Sexo e Polítca: Os Poderes da Voz”. Leitura guiada do filme “Farinelli, Il Casrato”, de Gérard Corbiau. Cineclube de Tomar.

(2009) “Edgar Allan Poe’s Influence in Contemporary Music: Debussy and the “Théâtre de la Peur” (Pelléas et Mélisande), Lou Reed (The Raven) and Diamanda Galàs (The Mask of the Red Death)”, Int. Conf. Pacific Ancient Modern Language Association (PAMLA), San Francisco, CA, Nov 6-7.

(2009) “The Raven and The Mask of the Red Death: Lou Reed, Diamanda Galás and Edgar Allan Poe’s Resistance Aesthetics in Contemporary Music”, no congresso internacional “Poe and Gothic Creativity”, realizado pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), Faculdade de Letras, de 18 a 20 de Março.

 

Apresentadas no ano curricular de Doutoramento:

– O existencialismo americano e a Lost Generation em The Sheltering Sky, de Paul Bowles (Prof. Doutora Teresa Cid)
O Sul e o grotesco na obra literária de Paul Bowles (Prof. Doutora Teresa Alves)

 

Apresentadas nos seminários de Mestrado:

– Conspiracy and Hypertext (Randy Bass, Universidade de Georgetown);

– Corpo e paisagem românticos (Helena Buescu);

– Conspiração e interpretação em The New York Trilogy, de Paul Auster(Helena Buescu); Identidade e transgressão como formas de auto-representação em Walden de H.D. Thoreau e em Autobiographical Sketch de Margareth Fuller (Teresa Alves);

– Lady Chaterley’s Lover: um estudo sobre traduções improváveis (João Ferreira Duarte);

– Auto-retrato e narcisismo ou patografias ao espelho (Paula Morão)